Notícias

 | 07/11/2008 17h51min

Berlusconi rejeita pedir desculpas por dizer que Obama "está bronzeado"

Aqueles que o criticaram pela afirmação deveriam estar em uma "lista de imbecis", diz premier

Atualizada às 20h57min

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, se recusou nesta sexta-feira a pedir desculpas por dizer, na quinta-feira, que Barack Obama é "jovem, bonito e está bronzeado", e acrescentou que também é "alto", e, por isso, o que "mais se pode pedir?".

Ao fim da cúpula informal de chefes de Estado ou do governo da União Européia (UE) realizada hoje em Bruxelas, Berlusconi se defendeu das críticas. Ele afirmou que não disse o mesmo sobre o presidente russo, Dmitri Medvedev, nem do primeiro-ministro, Vladimir Putin, com os quais se reuniu em Moscou, porque eles "não são altíssimos... são altos como eu", em uma piada sobre sua baixa estatura.

Além disso, acrescentou que a esquerda está fascinada com Obama, e que ele está disposto a estender a mão a ele quando for possível. Hoje, Berlusconi tinha avivado a polêmica gerada por suas declarações de quinta-feira, dizendo que todos aqueles que criticaram os adjetivos que usou para descrever Obama deveriam estar em "uma lista de imbecis".

Depois, perguntado por um jornalista sobre se não pensava em se desculpar por fazer uma brincadeira sobre o novo presidente dos Estados Unidos, Berlusconi disse que ele também deveria estar incluído na lista de imbecis, se levantou e encerrou a entrevista coletiva.

Protestos

Em protesto às declarações do primeiro-ministro, moradores de Roma saíram às ruas com os rostos pintados de preto e segurando cartazes contra as afirmações de Berlusconi. Em uma das faixas, o texto diz "Na Itália, nós temos um vírus perigoso...Berlusconi. Desculpem-nos, Senhor Presidente", em referência ao presidente eleito nos EUA.

Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos




Confira a cobertura direto dos EUA


EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.